sábado, 10 de novembro de 2018

AQUELA BRANCA FACHADA! Soneto.

Sentado com o PC frontal a mim, caneca de chá de limão na mão esquerda, cigarro na mão direita, cinza no teclado, nos ouvidos auriculares e nos tímpanos"And The Waltz Goes On" de Sir Anthony Hopkins, performizado pela Johann Strauss Orchestra de Rieu, lá vão os dedos de duas mãos percorrendo as teclas deste teclado, numa dança tal como esta valsa, que entra pelo tímpano e se aloja no cérebro, dando a corpo e mente uma paz e uma musicalidade calmas o suficientes para, ao olhar para o exterior, não ficar deprimido quão deprimente está o clima!

Mais um trago na caneca de chá de limão, refira-se o único de sabor que consigo suportar, bem, esquecia a típica e tão nossa cidreira, as duas "ervas" que o meu corpo e palato conseguem suportar quando ingredientes da bebida que os ingleses tomam às cinco...

Mas, o que me faz escrever foi o momento único, enquanto esperava uma refeição e me ocorreu sacar uma fotografia, de uma fachada branca. Num daqueles momentos de solidão em que, mesmo estando absorto e plenamente imiscuído em, e, por tudo aquilo que civil e geograficamente me rodeia, me sinto também só e distraído com os meus pensamentos. Só, no meu pequeno mundo que é Lanheses, e aquela fachada branca!

Apercebo-me ao escrever, o quanto sinto falta em escrever na terceira pessoa do singular...




Aquela branca fachada
debruada a granito
no interior, odor a carne assada,
batatas, arroz vinho e cabrito.

Aquela branca fachada
com portas para a rua,
quantas almas numa vida desfilada
de vaidades despida, nua!

Aquela branca fachada
que dali me mira
e eu daqui a miro à desgarrada

Ambos, numa refrega desenfreada,
enquanto neste meu pequeno mundo, gira,
pensando, a minha cabeça atordoada!


(do autor Sérgio Moreira)




Como conversador que sou, adoro conversar, apreciei deveras o momento de conversa com alguém naquele interior e retenho a frase que disse a essa pessoa:

 - Hoje estamos, amanhã não estamos! A vida é isto...




Sem comentários:

Enviar um comentário