quarta-feira, 6 de março de 2013

ENCANTOS da PRIMAVERA! 2º Passeio turístico organizado pelo SSVSA!

RUMO À DESCOBERTA DO DOURO INTERNACIONAL E DO VALE DO CÔA!
 
Passeio turístico de autocarro dias 8 e 9 de Junho.
 
 
O SSVSA, através do autor do blogue, tem a honra de o convidar a si leitor, seguidor, ou mero acompanhante desta página virtual, assim como sua família, no âmbito do circulo de passeios temáticos a bordo de autocarro turístico que o mesmo autor tem em projecto de realização, a participar num novo passeio para conhecer os encantos da Primavera, num dos mais belos recantos naturais deste verde rectângulo chamado, Portugal! O Nordeste Trasmontano e parte da Beira Alta!
 
Desta feita, parta rumo à aventura na companhia do autor do blogue e à descoberta das paisagens selvagens e bravias do Parque Natural do Douro Internacional e dê, ao mesmo tempo, um gigantesco salto no tempo de quase 30 mil anos, pelas soberbas encostas e fragas do Vale do Rio Côa, património da humanidade, classificado pela UNESCO!
 
O autor do blogue numa viagem de dois dias, 8 e 9 de Junho, (terá o feriado de 10 de Junho para descansar), convida-o a conhecer as fantásticas arribas do rio Douro, acompanhar a natureza e a soberba dança nos céus de algumas das maiores aves que compõem a avifauna nacional, como o mítico Grifo, a imponente Águia-real, o raríssimo Abutre-do-Egipto e a esguia Cegonha-negra, convida-o a descobrir a mais manuelina das vilas portuguesas, Freixo de Espada à Cinta, terra do grande poeta Guerra Junqueiro e do explorador Jorge Álvares, convida-o a deliciar-se com a calma das paisagens de Barca d´Alva, terra de Agostinho da Silva, um dos últimos grandes pensadores nacionais e convida-o a partir á descoberta do milenar vale do rio Côa, património da humanidade, com vestígios de ocupação humana datados em cerca de 30 mil anos.



Grifo.

 
Percorreremos lado a lado com a estrada e cruzaremos também, quatro dos mais míticos rios nacionais, o Douro, o Tua, o Sabor (um dos últimos rios totalmente selvagens da Europa, que o vai deixar de ser em breve) e o Côa, que nos mostrarão as suas grandiosas belezas e nos confidenciarão algumas das suas muitas mágoas e tantas outras alegrias! Passaremos também o olhar pela trágica forma como estas zonas geográficas do nosso país têm sido criminosamente  tratadas pela classe governante, desde há muitos anos a esta parte, quando cruzarmos com as abandonadas linhas férreas do Douro, do Tua e do Sabor, um património singular de grande potencial económico e que estão ao abandono inexplicavelmente!
 
Ficando a província de Trás-os-Montes para trás, entraremos na província da Beira Alta, pelo Distrito da Guarda, onde será feita visita a Castelo Rodrigo, conotada como uma das aldeias típicas deste país, repleta de historicidade e monumentalidade a ser devidamente visitada.
À noite, sob a calma da nocturna e quente paisagem de Vila Nova de Foz Côa na Beira Alta, será dado o mote para o convívio entre os viajantes, ou seja, entre os participantes deste passeio, que se quer muito alegre e divertida, onde se alie a cumplicidade de cada um aos outros aliada na amizade partilhada entre todos!
 
Para o último dia, percorreremos depois de Foz Côa todo a região demarcada do Alto Douro Vinhateiro, até ao Pinhão, onde o rio e a paisagem adquirem contornos de singular beleza e classificados também pela UNESCO como património cultural da humanidade, para depois seguirmos em direcção às terras de Sabrosa, Vila Real de Trás-os-Montes, mais particularmente em São Martinho da Anta, onde prestaremos homenagem ao grande escritor Miguel Torga, visitando a sua sepultura, no cemitério da localidade que o viu nascer e acolheu de novo, passados tantos anos, os seus restos mortais que descansam em campa rasa tal como era desejo em vida, do próprio!
 
 
PROGRAMA do PASSEIO - ENCANTOS da PRIMAVERA!
 
1º dia.
 
08.00h - Saída de Lanheses, no largo junto à escola C+S de Lanheses.
 
Saída de Lanheses, tendo como destino a cidade de Mirandela (famosa pelas sua alheiras e não só) onde após sensivelmente duas horas e meia a três de viagem, mais minuto menos minuto, se efectuará breve paragem para visualizar o cartão de visita desta cidade, o parque onde corre a seu lado o famoso rio Tua, onde está edificada a ponte antiga e caso esteja a funcionar, o repuxo gigante que se eleva no céu vindo das águas do Tua, fazendo de Mirandela, neste caso particular, a Genebra de Portugal.

Mirandela e o Tua.

 
Saindo com sentido a Vila Flor, seguiremos pela EN213, sempre junto ao rio Tua e à linha férrea do Tua, onde poderemos apreciar todos os encantos da paisagem e ver de mãos dadas, duas realidades distintas, a natureza e a obra humana, neste caso a desactivada e muito famosa linha férrea do Tua! Na localidade do Cachão seguiremos pela EN214, despedindo-nos do Tua e da linha férrea, passando por Vila Flor e depois entroncando com a EN102 onde faremos uma pausa para apreciar todo o vale da Vilariça, classificado como Vale Milenar de extrema importância ambiental e histórica, afecto ao rio Sabor, onde admiraremos a românica Ponte da Portela que ficará submersa quando as águas da albufeira criada pela barragem do Sabor que está a ser construída, inundarem estas zonas! Um monumento nacional que se vai perder face a um progresso que o autor do blogue muito questiona!

 

Igreja Matriz de Torre de Moncorvo.

 
Após esta paragem, entroncamos com a EN220 e seguiremos até à vila de Torre de Moncorvo, onde será feita uma visita à imponente igreja matriz desta localidade, importante burgo nos tempos de el Rey D. Dinis. Após esta pausa de duração mais prolongada, seguiremos de novo pela EN220 até entroncarmos com a EN221 seguindo o sentido sul, em direcção a Mazouco, onde será feita paragem para que se visitem as gravuras rupestres paleolíticas (o tal salto no tempo) localizadas próximas das águas do Douro. Entraremos aqui em pleno Parque Natural do Douro Internacional, para somente deixá-lo após Barca d´Alva. Após Mazouco, em breve atingiremos Freixo de Espada à Cinta, onde se fará visita mais demorada à mais manuelina das vilas portuguesas, visitando a sua zona histórica, terra natal do poeta Guerra Junqueiro e terra natal do primeiro europeu a chegar à China e Japão, o explorador Jorge Álvares.
 
 
Mazouco.
 
 
Freixo de Espada à Cinta!
 
 
Pausa para almoço de escolha livre.
 
 
Seguindo a EN221, deixando para trás Freixo de Espada à Cinta, desvio será feito para alcançarmos um dos grandes miradouros do Douro Internacional, o miradouro do Penedo Durão, uma gigantesca e alta escarpa de xisto sobranceira na paisagem, onde poderemos apreciar a tremenda beleza e braveza da paisagem com o rio a serpentear gigantescas fragas de xisto e onde, apanágio da Primavera poderemos ver (embora o autor do blogue não o possa garantir, pois ainda não controla os animais!!!) a dança nos céus das grandes aves, tais como o grifo e a águia-real! Aqui a vista alcança as planícies de Zamora e de Salamanca em Espanha e toda uma vastíssima região do Douro Internacional! Este será um dos pontos altos do passeio!
 
Regressando à estrada, percorreremos toda a EN221 até Barca d´Alva, por entre as grandiosas arribas do Douro e do seu parque, num percurso com alguma sinuosidade, é certo, mas de uma beleza tremenda capaz de silenciar os mais incrédulos! Aqui o Douro mostra toda a sua magnanimidade! Chegados a Barca d´Alva, breve pausa para ser admirada a paisagem e este lugar idílico, terra natal de Agostinho da Silva, filósofo e pensador, onde se junta ao Douro o rio Águeda e onde poderemos contactar com a penosa realidade que tem acontecido às linhas férreas deste país, o seu abandono! É tempo de conhecer um dos mais belos troços do caminho de ferro nacional, troço desactivado da Linha do Douro, que deveria estar em funcionamento e que aqui em Barca d´Alva, ligava Portugal a Espanha!

Barca d´Alva.

 
À saída de Barca d´Alva, paragem no imponente miradouro do Alto da Sapinha, com vista para as xistosas fragas da sapinha. Este é um notável miradouro, em que se interligam a água, a botânica e a rocha. É o mais antigo miradouro do concelho, rico de admiráveis pontos de visão panorâmica ao longo do rio Douro até alturas de Lagoaça, tornando-se uma visita praticamente imperativa. A escarpa cai quase a prumo sobre o Douro, justamente sobre o ponto onde termina a navegabilidade do rio, o chamado "Saltinho". Aqui cessa abruptamente o inóspito Planalto Castelhano, para ceder aos verdejantes campos do rio Douro e do seu afluente Águeda. Deste local colhe-se uma magnifica vista que abrange a indefinida amplidão planáltica de Salamanca e Zamora, assim como os recortes rochosos que se prolongam até Barca d´ Alva, constituindo um propício abrigo de vastas plantações de oliveiras, amendoeiras, pomares e vinhas. Aqui se poderão visualizar também, grandes colónias de grifos (abutres) que nas escarpas nidificam e alimentam a prole.
 
Continuando o percurso, chegaremos à proximidade de terras de Figueira de Castelo Rodrigo e caso os horários o permitam, visita será feita a Castelo Rodrigo, aldeia típica portuguesa. Caso os horários estejam um pouco fora daquilo que está estipulado pelo autor do blogue, seguiremos em direcção do vale do rio Côa, classificado como património da humanidade com vestígios de regular ocupação humana desde os tempos paleolíticos, apreciando toda a sua beleza, a sua foz no rio Douro, as encostas pejadas de vinhedos e de amendoeiras, para depois em breve nos determos em Vila Nova de Foz Côa, onde ficaremos alojados à noite, sob o maravilhoso céu nocturno da Beira Alta!

 
Castelo Rodrigo.
 
 
Alojamento na Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa, onde será servido o jantar, e findo o mesmo, tempo livre para convívio entre os viajantes, onde o autor do blogue gostaria de privar com cada um dos participantes em amena cavaqueira, fortalecendo e fomentando laços de amizade, ou para quem eventualmente o possa desejar, dar um passeio nocturno por esta bela vila beirã, sob as quentes noites da Beira Alta! 
 
Fim do primeiro dia.
 
 
2º dia
 
 
08.00h - Despertar.
 
Após uma bela noite de sono no interior das instalações da Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa, será chegada a hora de acordar, preparar corpo e mente para  o dia  que se avizinha começando depois com um pequeno-almoço revigorante e os devidos preparativos para o segundo dia do passeio.
 
Para esta primeira parte do dia o autor do blogue não querendo impor um programa cansativo aos participantes, deixará a parte da manhã ao gosto pessoal de cada um, de modo a que livremente ocupem o seu tempo naquilo que mais lhes agrade, no entanto, sempre pródigo em considerações e opiniões o autor do blogue propõe a todos os que queiram participar neste passeio turístico, duas opções:
 

Vale do Côa!
 
  • Quem queira poderá visitar as belas ruelas da vila de Foz Côa, para passear, tirar algumas fotografias, fazer compras, aproveitar para visitar o centro histórico desta bela Vila, onde se destaca a imponente Igreja Matriz e Pelourinho, ou até, deliciar-se com as belíssimas paisagens deste vale milenar.
  • Quem queira também, e o autor do blogue muito aconselha, poderá após um passeio por Foz Côa, aproveitar para visitar o Museu do Côa entre as dez e as treze horas da manhã, com um custo de 5 euros/entrada, onde se poderá dar um salto no tempo de trinta mil anos, até aos tempos do paleolítico superior, ver painéis de gravuras rupestres, entender e aprender acerca da ocupação destas zonas deste vale milenar, pelos antepassados da actual raça humana. Deveras importante.
Após a manhã, seguir-se-á a pausa para almoço, onde livremente, cada um optará por almoçar onde muito bem entender, havendo muita oferta por Foz Côa. Na devida altura o autor do blogue dará os seus conselhos, quanto a gastronomia.
 
Ao inicio da tarde, será chegado o tempo de partir novamente com destino à paisagem declarada como património da humanidade pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro, serpenteando pela EN222 por entre altas fragas pejadas em socalcos de belos vinhedos, passando por São João da Pesqueira com sentido ao Pinhão, onde ocorrerá nova paragem para visitar a belíssima estação de caminho de ferro e visitar umas das mais belas zonas, onde o rio Douro e a paisagem, de mãos dadas, se apresentam magníficos!
 

Pinhão.

 
Como o autor do blogue, não tem por hábito visitar o que muito visitado já foi, ou o é, propõe a todos uma viragem a norte e ao invés de se visitar o que resta da zona vinhateira do Douro até à Régua, o autor do blogue propõe porém, que se subam pelas encostas trasmontanas seguindo a EN323, que levará os viajantes até terras de Sabrosa, nomeadamente São Martinho da Anta, belíssima aldeia do interior trasmontano, terra natal do grande escritor Miguel Torga, onde ficará a conhecer a casa que o viu nascer e onde após alguns metros de passeio pedonal, no cemitério da aldeia, homenagem e visita será prestada na campa rasa que alberga os restos mortais do escritor!
 
Após esta visita demorada e com o dia já quase passado, será chegado o tempo de regressar ao Minho, atravessando e deixando para trás as serras do Marão e do Alvão, ver de novo as verdes terras de Viana do Castelo e chegar a casa, em Lanheses!

Na recta final, à semelhança do primeiro passeio organizado pelo SSVSA, será atribuída lembrança do passeio aos grupos de participantes!
 
 
20.00h - Chegada a Lanheses e fim do passeio.


O preço para participar neste passeio turístico é de 35€/pessoa, sendo que nele estão incluídos, para além do jantar de Sábado e pequeno almoço de Domingo, dormida na Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa.

As inscrições podem ser feitas no edifício da Junta de Freguesia que apoia esta iniciativa de cariz cultural, junto da funcionária Ana Baptista, sendo pagas no acto de inscrição, ou então, quem o possa eventualmente desejar, junto do autor do blogue, quer pessoalmente, quer telefonicamente para os números 916 835 456 ou 258 735 740.

Na esperança que este evento, à semelhança do primeiro, se venha a pautar pelo sucesso com a sempre estimada participação dos lanhesenses e amigos que gostem de partir à aventura por paisagens de cortar a respiração, atravessando belíssimas e históricas paragens, aliando a cultura e a boa disposição, o autor do blogue a todos agradece profundamente e apela para que participem!

As inscrições estarão abertas até ao dia 31 de Maio!

[Dada toda a grandiosa logística inerente  e necessária ao realizar de um evento de grande amplitude como este, optou o autor do blogue por anunciar este passeio turístico com a devida e necessária antecipação, por isso o começa a divulgar já neste mês de Março.]

Parta à aventura e à descoberta de uma das mais belas zonas geográficas deste país, com o autor do blogue, este lhe promete, não o desiludir!


Pelo SSVSA


Um muito agradecido, Sérgio Moreira.

O autor do blogue, deixa publicamente um agradecimento muito especial ao executivo da Junta de Freguesia e à funcionária Ana Baptista!!!


 
P.S.- Neste blogue, uma página autónoma vai ser criada para que este roteiro fique presente e possa ser consultada sempre que quiser, por quem eventualmente esteja na eminência de  participar, sem ter de procurar no blogue por este tópico. 

2 comentários:

  1. Eu espero ser um ocupante do autocarro. Abraços Sérgio emais uma vez os meus parabens pela iniciativa...Vá para fora cá dentro! Viva Portugal! Viva "Lanhezes"!

    ResponderEliminar
  2. Esse é o lema caro amigo, contando sempre com a vossa estimada companhia, claro está! Agradecido.

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar