segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Chegando a casa...

Que sensação quando noite alta, o veículo que conduz, "dobra" a curva da A27 em Vila Fria no sentido norte, e o olhar se depara com o vale do Lima, povoado por milhares de luzinhas iluminando a cidade e as suas ruelas, Viana do Castelo, Santa Luzia e a sua Meadela, à direita; à esquerda, o monte de S. Silvestre em Cardielos, iluminado no seu topo com centenas de luzinhas, também, indicando que se vive a sua festa anual e mais ao fundo, majestosa na paisagem nocturna a Serra d´Arga, a Sr.ª do Minho e em baixo, sem se ver mas adivinhando-se, Lanheses, casa! Um sorriso se esboça no rosto do autor do blogue perante a familiaridade dessas paragens. Aconchego, conforto...lar!
 
Pela sua mente, ainda algo confundida com as recordações e vivências experimentadas em Budapeste, o autor do blogue, conduzindo, agora em silêncio, esquecendo por momentos a companhia do seu par nestas andanças, foi inundado por um pensar esquisito, embora não doloroso, ao realizar que está de volta chegando a casa e principalmente por estar no término de mais um ano civil! É Inverno, é certo, o que não deixa de ser uma bela época para serem dados uns passeios, mas com ele vem também a lembrança de que é final de ano e que um novo, está aí à porta.
 
Sem saber muito bem para onde caminha este país, este povo humilde e trabalhador, o autor do blogue vai pensando em todos os portugueses e portuguesas residentes no país e nas tremendas dificuldades que se antevêem para o novo ano de 2013! E de repente pergunta-se: - Festejar para quê? - Porque talvez seja intrínseco a nós, seres humanos, esta tolaria de festejar as mudanças de ano, quando na realidade o que acontece é que envelhecemos e caminhamos a passos largos para a extinção particular de cada um de nós, com a particularidade mor e doentia de sabermos por antecipação, que durante muitos anos, todas as passagens de ano significarão mais dor, mais problemas, mais contas e continhas para pagar, dando sustento a um monstro incomensurável de oportunistas e ladrões que por aí andam engalanados de fato e gravata. O Estado não é o monstro, o monstro são a corrupção e a opulência lasciva de quem nada tem para mostrar...mas mostra! Resultado, gerações e gerações de portugueses e portuguesas que verão o seu futuro hipotecado...
 
O desejo sonhado para o próximo ano de 2013, é o de que seja o ano das revoluções, revolução cultural, revolução pessoal, revolução de um povo massacrado, conduzido por uma péssima instrução que o levou onde está, mas que perante a adversidade, saiba tirar dela partido e consiga traçar um novo rumo, mesmo banhado, que seja, a sangue, suor e lágrimas! Este é o desejo do autor do blogue para 2013!
 
 
Não é agora, a meio da refrega, que vamos morrer na praia...
 
 
O ano de 2012, serviu para o SSVSA amadurecer, fortalecer alicerces e continuar a cantar as belezas de uma terra pequenina, mas linda, perdida nos confins da velha Europa, recheada de verde e povoada por gente simples e obreira, tremendamente culta, orgulhosa das suas tradições e origens humildes, Lanheses!
 
O autor do blogue, pelo amor que sente por esta terra, vos deseja a todos, familiares, amigos, conhecidos e lanhesenses, "na medida do possível", um ano de 2013 repleto de felicidade, saúde e de êxitos pessoais!
 
FELIZ 2013!
 
O autor do blogue, está de novo em casa...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário