segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º dia Internacional da Música Jazz!

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e Cultura) decidiu que se comemorasse no dia de hoje e pela primeira vez, ou seja, um inédito, o Dia Internacional da Música Jazz!!!

O Jazz como estilo musical para mim é tudo, é um estado de espírito que se apropria do meu corpo quando estou só, é uma melancolia melancólica quando me sinto triste e só, é um escape para escapar, é um vício que vicia, é ópio nas minhas veias que me deixa o cérebro solto, é uma cama, um leito confortável embrulhado em lençóis de cetim, é uma mulher nua pronta a ser pintada numa tela, é um confusão confusa que confunde uma mente confundida...o jazz para mim é um modo de estar na vida...o verdadeiro modo de expressar algo sem palavras, somente através do som; o Jazz é um trompete, é um saxo, é um contrabaixo, uma guitarra, uma bateria, um piano...o Jazz é a verdadeira música e para mim é tudo...como me sinto feliz por saber que a este género musical, de uma vez por todas se lhe fez justiça e se lhe dedicou um dia! Herbie Hancok um dos grandes nomes do jazz mundial contemporâneo e actualmente embaixador da UNESCO para a música, foi um dos grandes impulsionadores para que esta efeméride se viesse a comemorar pela primeira vez e (espero), venha a perdurar pelos séculos e séculos!

O Jazz é um género musical de inspiração afro-americana! Sim, nasceu no EUA no inicio do passado Século XX, na célebre e fantástica New Orleans (Nova Orleães), no seio das comunidades negras! Quem mais poderia ser o criador de tão fenomenal género artístico senão o Homem negro(!) sempre muito mais à frente que o Homem branco em quase, quase, todas as matérias culturais e desportivas; descendentes dos escravos que eram trazidos para as Américas vindos de África para servirem numa espécie de vida (se é que se pode chamar a isso vida) povoada de provações, sofrimento e de dor! Portanto seguindo esta corrente o Jazz não é mais do que tão e somente sentimento! Género musical que mistura e absorve géneros dispares como os blues, o swing e a improvisação, aliás, esta última, uma das suas mais marcantes características, que num todo conjugado chegam ao resultado, Jazz!

Impressionante como um género musical que tem a sua génese na tão bárbara ESCRAVATURA, se afirme mais que nunca, hoje, como força que promove uma transformação social positiva! O Jazz não afasta, apenas une as pessoas, para num estado de espírito baseado no equilíbrio e na contemplação promover o amor e a harmonia! Mais uma lição que nos deixaram as gerações negras do inicio do Século XX!!! Como é possível que seres que foram de tal forma massacrados e chacinados durante décadas, ainda tenham tempo para o...amor...!!! Vem daí a minha mais profunda admiração pelas culturas afro-americanas, pela cultura negra! Racista eu? Não! Eu sou daqueles que com orgulho, caso a vida tivesse seguido outro rumo, teria contraído matrimónio (com todo o prazer) com uma mulher negra, contando que a amasse e fisicamente a desejasse também...o Jazz é isto mesmo...desejo, sensualidade!!! De racista não tenho nada, antes pelo contrário!

Neste dia e neste post poderia postar uma bela imagem, ou um típico vídeo com som jazz daqueles que muito poucos gostam de ouvir (gostos não se discutem); prefiro, no entanto, postar uma versão mais cool, mais leve de um tema que toda a minha vida adorei desde o momento em que o ouvi pela primeira vez e ainda hoje o repito vezes sem fim no leitor de DVD, sempre que me disponho a ouvir algo de diferente. Deixo no blogue "Love Theme" interpretado por Paradise, onde o trompete, esse instrumento tão conotado com o jazz, é Rei! Esta música serviu de banda sonora a um filme que marcou há vinte anos atrás, gerações de pessoas, tal como a mim, pelo erotismo latente (o trompete é um instrumento muito conotado com o erotismo) no filme Orquídea Selvagem (Wild Orchid - com Mickey Rourke e Carré Otis)! Quem não viu? E quem não gostou? Zalman King, realizador, no seu melhor!

Jazz, mais leve, para todos vós! Cerrem os olhos no escurinho de uma sala e sonhem...sonhem bem alto, porque o Jazz é isso mesmo...um sonho...ao som deste sensual e magistral TROMPETE!



Miles Davis, John Coltrane, Louis Armstrong, Chick Corea, Herbie Hancok, Ray Charles, Diana Krall, Elvis Costello, os portuguesíssimos Maria João e Mário Laginha, etc, etc, etc, todos grandes nomes do Jazz, hoje em dia à distância de um simples clique, onde na WEB, abundam vídeos com interpretações jazzísticas magistrais, da parte destes grandes mestres do JAZZ!



Obrigado UNESCO...grande gesto, este! A brilhante cultura afro-americana e Nova Orleães, há muito o mereciam!






Sem comentários:

Enviar um comentário