sábado, 6 de agosto de 2011

Visons Americanos no "Olho".

Hoje ao passear a cachorrada no rio, incidi mais sobre a zona do "Olho" propositadamente, com o intuito de conseguir visualizar os Visons, ou o Vison, que por ali anda de novo, tal qual o Verão passado, pude longamente testemunhar. Em cinco rápidos minutos de espera, a criatura lá se me afigurou aos olhos, entretida nos seus afazeres diários. Embora tenha dado pela minha presença, assim como da presença dos meus peludos de quatro patas, ignorou-nos e continuou a sua labuta.

O Vison Americano (Neovison vison), é um mamifero da família dos Mustelídeos, primo portanto, das Doninhas, Lontras e do Vison Europeu, que mais não é que a sua adaptação ao nosso Continente. É um animal de pelo castanho escuro grosso, com uma branca na zona do queixo. Possuí um longo corpo esguio, com pequenas pernas e umas patas possantes com garras, apresentando entre dedos uma membrana parcial o que faz deles exímios nadadores. São predadores vorazes e pelos Ambientalistas, considerados, como espécie invasora, capaz de destruir habitats naturais. Não sendo de todas a mais apreciada, portanto. São originários da América do Norte, Canadá e Alasca.

Muitos são criados, em criticadas quintas (isto é outra história), para extração e exploração do seu pelo e da sua pele, muito apreciados como peça de vestuário a nível mundial. Um casaco de pele de Vison atinge fácilmente os 5000€ de preço! Mas outros há que vivem felizes no seu habitat natural, zonas de floresta junto a ribeiros e regatos, alimenando-se de variados animais, desde lagostins, peixes, até cobras e pássaros. São animais vorazes e oportunistas, que procuram sempre uma presa ou refeição fácil. Não cavam toca, aproveitando para isso outras feitas por outros animais. O acasalamento dá-se por volta de Fevereiro e Abril ao qual após, a fêmea dá à luz uma ninhada de quatro, cinco crias. Não hibernam e em estado selvagem podem durar uns seis anos de vida.

O "nosso" anda por estes dias entretido a encher a pança de Lagostins, que abundam no "Olho". Ainda só vi um mas, presumo que hajam pelo menos mais dois.

Aqui ficam as fotografias para que vejam o belo animal que é, mesmo não sendo uma espécie autóctone.






Será que este ano criaram por estas bandas? Tenho andado a inspeccionar possíveis covis onde haja indicios de criação mas, nada consegui detectar, até agora. Uma coisa é certa, vem esta espécie alargar um leque já muito variado de outras tantas que escolhem as zonas do nosso rio para se fixarem.


Um pequeno video, onde se pode ver o Vison caçando um peixe e nadar com ele na boca para a margem,  de modo a prontamente devorá-lo.

Aqui o Vison filmado em pormenor.

Neste pequeno video uma amostra da sua movimentação.

Os videos, estão, um pouco tremidos motivado pelas tentativas de acompanhamento das movimentações do animal que, se move muito rápidamente. Peço desculpa, pela qualidade das filmagens não ser a melhor.

A biodiversidade agradece! Os lagostins, esses, não...



Sem comentários:

Enviar um comentário