terça-feira, 21 de junho de 2011

John Lee Hooker. Blues.

Tinha de neste dia, para além de falar no início do Verão, prestar homenagem neste blogue a um músico virtuoso (que ainda hoje me apaixona), agora que passam dez anos da sua morte. Exactamente, falo do Génio dos Blues, John Lee Hooker. Nascido nos EUA, Mississipi a 22 de Agosto de 1917, foi um célebre cantor e exímio guitarrista de Blues, dono e senhor de uma voz inconfundível, que compôs mais de 500 músicas e apróximadamente uns 100 álbuns gravados.

Ao comemorarmos o décimo aniversário da data da sua morte, nada como postar um dos vídeos mais elucidativos, daquilo que foi a voz inconfundível de Hooker, em dueto com outro virtuoso, Carlos Santana. Quem nunca ouviu composições como "The Healer", "Boom Boom", Boogie Chillen", "Chillout", etc, etc.

Ouçamos então "The Healer", na inconfundível voz de Hooker acompanhado à  guitarra por Santana...MAGISTRAL...


John Lee Hooker, foi também um dos responsáveis máximos pelo facto de aproximar o"Homem Branco" do género de música Blues, tão marcada e intrínsecamente ligada ao "Homem e Culturas Negras. Foi uma das portas que se abriu a Bob Dylan entre outros, quando os Brancos começaram a apreciar e degustar toda a musicalidade da cultura Negra, muito por influência de Hooker. Quem não viu os duetos com artistas como, Santana, Rolling Stones, Eric Clapton, etc, etc.

Deixo-lhe a minha homenagem e a eterna gratidão neste dia comemorativo, por nos ter dado a sua voz e toda a sua música...não é à toa que o seu nome aparece associado a uma Estrela no Hollywood Walk of Fame! John Lee, continuas vivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário