terça-feira, 18 de abril de 2017

A TÃO FAMOSA E AGUARDADA PASSAGEM DO COMPASSO PASCAL PELO LARGO DA FEIRA

O sino da torre da Igreja paroquial deu o tom da badalada correspondente à 01:30 horas; por aqui em Lanheses e, um pouco por todo o norte do país a festa da Páscoa terminou. 

Silêncio! É noite e já são muitos os que dormem...

Munido de outros olhos que não os dele, o autor do blogue ainda conseguiu juntar algumas fotografias de um dos momentos altos desta festividade na aldeia, a passagem do compasso pascal pelo Largo Capitão Gaspar de Castro, vulgo Largo da Feira, onde, como habitualmente, ano após ano um multidão imensa de membros da comunidade e forasteiros também, se juntam ao espírito pascal e imbuídos em felicidade partilham das alegrias da Páscoa ora seguindo ora vendo somente passar, o já referido compasso. 

Estação de paragem obrigatória o Tasco do (amigo) Néu, onde, perdoem todos os outros membros desta comunidade que abrem a porta ao compasso pascal, se vive o mais festivo, o mais colorido e o mais sonoro "beijar da cruz". Tudo se esquece, tudo se lembra, importa é cantar, importa é abraçar, importa é que o corpo se sinta vivo e a alma se sinta feliz, importa é comemorar...

"Ressuscitou e já está aqui! Aleluia e aleluia e aleluia!" Fabuloso e estridente grito num afinado coro de vozes masculinas entrelaçadas em bela dança com as sempre agudas vozes femininas!




































Sou de Viana. sou de Viana, sou de Viana...SOU DE VIANA!


Termina mais uma festa da Páscoa em Lanheses, assim como em todo o mundo católico romano; aqui como costuma ser mote, em clima de euforia. O autor do blogue não termina sem deixar um voto de felicitação aos mordomos José Carlos e esposa Adília por bem terem cumprido a missão que lhes foi confiada e ao mesmo tempo reflectir sobre uma constatação, que lhe surgiu depois de ter visto algumas imagens e presenciado in loco com o seu olhar: 

- Caso houvesse lugar a uma promoção a título definitivo e se viesse a ser nomeado um mordomo vitalício, ou seja, para a vida, o amigo "Manel" Baptista, sabe-o o autor do blogue, seria certamente o escolhido...

Um agradecimento especial à Andreia Agra e ao José Navalha pela cedência das fotografias!


Volte-se corpo e alma para a vidinha de todos os dias, a Páscoa já lá vai!

Duas badaladas na torre sineira, hora de ir dormir. Silêncio e noite...

Sem comentários:

Enviar um comentário