domingo, 18 de janeiro de 2015

190km DE PURA BELEZA!

Uma pequena volta automóvel de 190km pelas maravilhosas estradas do distrito, levaram o autor do blogue e a sua metade da laranja, até aos picos mais altos do mesmo distrito, entre intermináveis curvas de prazer em demanda de água em estado sólido, normalmente, por todos, apelidada com o agradável nome de - Neve!

Para os lados das serranias do Soajo e do Lindoso, pesando o frio cortante, e a beleza da paisagem quando adquire aqueles típicos tons invernais, onde reinam os ôcres, castanhos e alguns verdes dos líquenes que povoam o arvoredo em geral, as montanhas e picos mais altos mostravam-se ao viajante despidas do precioso líquido em estado sólido e apontando baterias à vizinha Espanha, cortando depois à esquerda, atravessando o Lima, para seguir pela estrada municipal que leva o viajante até Entrimo e à sua histórica e fenomenal Igreja Paroquial, seguiu depois o viajante, novamente à esquerda, com destino à fronteira da Ameixoeira e às terras altas de Castro Laboreiro e de Lamas de Mouro! 

Com o aumento da altitude e próximo da cota dos mil metros os escarpados e altos picos viam-se já muito bem, cobertos por extenso manto de neve! Para humano olhar, uma agradável sensação, ao contemplar semelhante beleza! A natureza ainda é rainha para estas bandas e, por maiores que se sintam, por aqui todos os viajantes são pequenos! Aqui quem manda é o granito, aqui quem grita é o vento empurrando gigantescos aglomerados de espessas e cinzentas nuvens, moldando esta paisagem de forma tão bela, tornando-a branca, imaculada!





Lamas de Mouro.





Castro Laboreiro sob denso manto de neve!














Ao fim da tarde, descendo por Cubalhão, até Melgaço, depois Monção até Lanheses, o viajante retorna a casa, com os olhos perenes de branco e da beleza que é ver estas paisagens pejadas de neve...


Sem comentários:

Enviar um comentário