domingo, 16 de fevereiro de 2014

DIA dos NAMORADOS - I TERTÚLIA 2014 - 1ª Parte.

As reuniões de amigos sob a forma de tertúlia voltaram à bela sala da biblioteca no edifício sede da Junta de Freguesia, esta sexta-feira passada dia 14, um dia muito particular, em que se comemorava São Valentim e os namorados, tendo sido esse mesmo o mote, para mais uma noite cultural onde aliado à poesia, prosa e música ambiente a condizer, não faltou a boa disposição.
 
 
 
 
 
 
 
 
À semelhança do passado, e no seguimento daquilo que o anterior executivo iniciou, e este novo executivo decidiu prosseguir; esta tertúlia foi muito bem conduzida sob a batuta inteligente do "maestro" e presidente, professor Filipe Rocha, em que foi explorado o tema - Dia dos Namorados - e em que muito também se falou do amor, quer de forma poética, quer em prosa.
 
 
Uma inovação, cada um dos tertulianos assinou à moda antiga o livro de honra da tertúlia.
 
 
Após o discurso inaugural, em que o presidente, professor Filipe Rocha, apresentou a tertúlia, assim como os seus vários momentos, fez-se o primeiro dos muitos brindes, com vinho branco, um brinde ao amor, à amizade e; o autor do blogue fixou em particular estas palavras proferidas pelo professor Filipe, um brinde de boas vindas ao interior de um edifício que é de todos e para todos os lanhesenses e que também o será durante todo o seu mandato!
 


 
Seguiu-se uma pausa para degustar as entradas divinamente preparadas pelos amigos pessoais do autor do blogue Esmeralda Rocha e Filipe, que à semelhança de outras tertúlias prepararam o repasto, para quem não entenda, o jantar, de uma saborosidade tal, arrancando elogios de todos aqueles que participaram nesta reunião e o provaram. Foi também o momento do primeiro acompanhamento musical pelo duo da Katy, uma jovem lanhesense de fina voz em que se visitaram variados temas românticos, desde os temas de música portuguesa como Carlos Paião e "Cinderela", assim como os temas de música internacional desde Leonard Cohen, Louis Armstrong e até Sade Adu.
 


Love...
 
 
 
 
 
 
 
Após estes gastronómicos momentos foi chegado o tempo das intervenções de todos os que prepararam algo para esta noite, sempre versando o tema - Dia dos Namorados - e quem fala em namorados fala em amor, muito falado e muito discutido também.
 
O autor do blogue não pretende fazer uma reportagem muito alongada daquilo que foi esta reunião, primeiro porque até nem jornalista é e nem essa veia possui, segundo, seria injusto para com aqueles que participaram que todos os que não o fizeram saibam tudo ao detalhe o que entre quatro paredes aconteceu, para isso, necessário é participar, pelo que resumidamente pode descrever que entre as muitas intervenções, declamações de poesia de autoria pessoal de alguns, ou citando variados escritores que muito escreveram sobre o amor, entre eles D. Dinis e as suas cantigas de amor, Fernando Pessoa e Ricardo Reis, um dos seus heterónimos, Florbela Espanca, Camões e até Shakespeare, ao proposto pelo executivo, os tertulianos corresponderam do melhor modo e viveram-se momentos muito culturais, muito belos, onde imperou também a boa disposição.  Não faltaram também alguns momentos de diversão propostos pelo executivo, dentro do tema a explorar, que arrancou longas gargalhadas de quando em vez de todos os presentes.
 


Rosa Castro trouxe aos presentes as cantigas de amor de D. Dinis.
 
 

Paraíso de Sousa explorou o tema, São Valentim.
 
 
 MOMENTOS DE LEITURA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
Momento alto da noite, a declamação de uma declaração de amor feita em Lanheses por um jovem (naquele tempo) lanhesense à sua amada, e sua conterrânea também, no dialecto muito próprio de Lanheses de então.
 
 
"O meu cancelão é teu
O teu cancelão é meu
A minha baliga doime
As minhas tipas oncom
e por ti fico amor!"
 
 
Tempo para os tertulianos provarem o jantar, servido pelos sempre solícitos funcionários da Junta de Freguesia e provar o tinto maduro de Arraiolos ao som da música tocada pelo duo da Katy.
 
 
Continua...
 
 

1 comentário: