quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Barcelona e Gaudí!

Este mundo é realmente pequeno...
 
Esta frase ficará para sempre guardada na memória do autor do blogue, quando, abrindo-se a porta de chegada do cais de embarque no aeroporto em Barcelona, entre pessoas que chegavam e outras que aguardavam partida, os primeiros rostos que figuraram perante o olhar daquele que escreve estas linhas foram os rostos de uma família de lanhesenses, nomeadamente, o amigo e bem conhecido do autor do blogue, Domingos Rocha, acompanhado da sua família! Para ele tempo de regresso a casa, para o autor do blogue tempo de se embrenhar pelas ruas da capital da Catalunha, Barcelona, apreciar as suas belezas e sentir os seus odores!
 
Este mundo é realmente pequeno! É-o, e o autor do blogue sabe disso muito bem...
 
Desta vez o autor desta página virtual, embalado pela doce letargia do DOLCE FARE NIENTE próprio do tempo de férias, optou por não escrever no blogue, online & live de Barcelona, antes optando por, estando em sua casa, comodamente sentado à sua secretária, escrever sobre o regresso a Lanheses e a chegada a casa!
 
Barcelona revelou-se ao olhar de quem escreve, tremendamente maravilhosa! Gigantesca cidade, tremenda mescla de culturas, aliando numa grande urbe o modernismo arquitectónico e cultural com a antiguidade histórica e tradicional, numa união perfeita, bafejada e abençoada com um clima quente, aliás, extremamente quente, onde majestoso, impávido, sereno e com temperaturas a fazerem lembrar uma infinda malga de quente caldo, as águas do fabuloso Mediterrâneo, bafejam as margens desta grande urbe espanhola dando-lhe uma marca, um teor, quase único de agradabilidade!
 
O quadro a ser pintado por um qualquer pintor revelar-se-ia e revelar-se-á maravilhoso e belo, tal a beleza e maravilha pelas quais se pautam os recantos desta cidade e nem mesmo uma língua quase, quase imperceptível; o autor do blogue domina perfeitamente o castelhano, aqui sentiu-se um verdadeiro estrangeiro, onde cada palavra em catalão (català, em espanhol da Catalunha) tem de ser minuciosamente estudada para ser decifrada; impedem que este povo seja diferente do restante povo do país que o acolhe, de uma educação e fino trato inimagináveis, um modo de estar na vida bem diferente daquele a que estamos habituados em Portugal e mesmo em Espanha, caracterizado pela cordialidade onde ninguém circula acelerado ou stressado, em todos os verdadeiros sentidos da palavra circula, e onde a palavra respeito impera a cada minuto que passa do dia e da noite!
 
A Catalunha foi a primeira província espanhola a abolir as touradas, esse espectáculo (aos olhos do autor do blogue) bárbaro e de inqualificável natureza, e aqui no emaranhado de ruas desta grandiosa urbe o autor deste blogue não viu (NÃO VIU) um único cão ou gato abandonados, antes porém, todas as famílias eram e são proprietárias de um, de dois, ou de mais animais de estimação tendo até inclusivé, o autor do blogue, visto gatos a serem passeados em plena rua de trela atada à coleira no pescoço...que diferença, se pensarmos noutros locais!

 
 
 
 
 
 
 
A famosa Casa Batló, da autoria do arquitecto Antoni Gaudí.
 
Estar em Barcelona e não se falar, ou neste caso, escrever sobre Gaudí revela-se no mínimo semelhante a ir a Roma e o Papa não ver, mesmo que em Roma estando, o autor do blogue Papa algum tenha visto! Este homem formado em arquitectura é um dos grandes símbolos da cidade e se esta hoje em dia ela mais que famosa o é, a ele tudo lhe deve! A sua obra revela-se única, de uma originalidade sem par, própria somente dos grandes génios, algo a que muito poucos seres humanos poderão algum dia almejar!
Quando o autor do blogue se aproximou da obra ainda inacabada e ícone da cidade, a catedral dedicada à Sagrada Família, toda ela arquitectada por Gaudí, que não chegou a ver o seu término, quer pela prematura morte que sofreu ao ser atropelado numa das ruas da cidade que amava, quer pelo facto de que toda a obra se está a erguer à custa de donativos particulares, desde o seu início até aos dias de hoje, estando por terminar e continuando ainda a sua construção, o autor do blogue deteve-se boquiaberto, estático, saboreando por longos minutos toda a imponência e originalidade das suas fachadas e das redondas formas que estão dando às pedras que ornamentam as ditas fachadas!
Crente ou não crente, um dado é certo, ninguém lhe fica indiferente!
Quando terminada, prevê-se que em 2026 data do centésimo aniversário da data da morte do seu criador, será sem dúvida alguma (é só a opinião do autor do blogue) uma das mais fabulosas obras de arte arquitectónica do mundo!
 
 
 
 
 
 
Fachada em construção...as gruas atestam a continuidade dos trabalhos e no interior trabalhadores e turistas misturam-se! Imagine o leitor as visitas que este templo registará quando estiver acabado! Nestes dias, ainda por acabar, já é um dos monumentos mais visitados do mundo e são milhares os turistas que tal como o autor do blogue aguardam vez para entrar e fazer a devida visita!
 
 
Só um génio seria capaz de projectar algo desta grandiosidade...
 
Depois, depois existem toda uma panóplia de ruas e monumentos dignos de serem vistos e admirados, tal a monumentalidade desta cidade e de todos o autor do blogue destaca o monte Tibidabo de onde se obtêm vistas fabulosas sobre Barcelona e toda a sua costa, com olhar privilegiado sobre o quente Mediterrâneo!
 


 
 


 
 
 
Edifício Aqbar, visto do Tibidabo.
 
 
Sagrada Família, vista do monte Tibidabo. 
 


Barcelona e o seu porto de mar.
 
É óbvio que aqui se podia redigir um roteiro turístico com tudo o que de mais elementar se pode e deve visitar em Barcelona, no entanto, esta é uma página virtual que trata outras matérias e não um catálogo turístico!
 
Fica no entanto a recomendação, vá! Vá por vários dias e delicie-se com tudo o que esta cidade tem para lhe oferecer e se for no Verão, não esqueça o mergulho nas cálidas águas do Mediterrâneo, compre um "recuerdo" e aprenda em catalão a dizer - Bienvinguts!
 
Bem-vindos!
 
 

1 comentário:

  1. Saudações amigas para este blogue e seu autor. Obrigado Sérgio pela referência à minha pessoa e família no inesperado encontro no aeroporto de Barcelona ("como este mundo é pequeno", citando...). Tivemos a mesma sensação inebriante duma Barcelona bela, animada e culta!
    Obrigada, Sérgio Moreira
    José Domingos Rocha

    ResponderEliminar