terça-feira, 18 de junho de 2013

HOMENAGEM ao PROFESSOR GABRIEL GONÇALVES, HÁ TEMPOS MUITO IDOS!!

O autor do blogue, uma vez mais e muito bem, recebeu via email do seu assíduo colaborador e amigo, Amaro Rocha, a quem desde já agradece a amabilidade, fotografias, aliás, autênticos documentos históricos, dos quais dispõe no seu vasto arquivo fotográfico, de uma outra homenagem que ocorreu outrora em Lanheses ao ilustre professor Gabriel Gonçalves.
 
Em seguida se transcreve parte do texto que Amaro Rocha elaborou, de modo a que este post seja praticamente criado por ele, mesmo que escrito e publicado pelo autor deste blogue!
 
"A propósito da inauguração do Auditório e homenagem ao Prof. Gabriel Gonçalves que assistimos ontem, sexta feira, talvez ainda esteja na memória de alguns uma outra homenagem efectuada em 14 de Maio de 1995. Vamos então recordá-la através duma busca efectuada no meu arquivo. Nesse dia a direcção da instituição Casa do Povo também atribuiu à sede do Grupo Folclórico o nome do Prof. Gabriel Gonçalves, convidando-o a estar presente nesta homenagem!
Por essa altura o presidente da Casa do Povo era Marçal Pereira da vizinha freguesia de Meixedo e grande amigo de Lanheses. Nas fotos podemos ver a intervenção do Prof. Gabriel Gonçalves, o descerrar da placa (creio que já lá não está), a placa, a intervenção do Dr. Euclides Rio, (grande admirador da obra de Gabriel Gonçalves e seu divulgador), o meu contacto com o professor e uma conversa entre João Rios, Francisco Dias de Carvalho (Chiquinho) e o próprio Prof. Gabriel Gonçalves.
Finalmente e a titulo de curiosidade, temos a capa do Jornal "Voz de Lanheses" de Outubro de 1959, onde o Prof. Gabriel já colaborava assiduamente. Na página 3 podemos ver que era uma "figura ilustre da nossa terra" e está ilustrada com uma foto.
Será a homenagem do "Something Special do Vale da Serra d`Arga" a um homem que dedicou parte da sua vida a Lanheses."
 
Marçal Pereira, amigo de Lanheses e amigo pessoal do autor deste blogue, descerrando a lápide em presença de Gabriel Gonçalves.
 
 
 
 
 
 
 
Já lá vão quase, quase vinte anos desde esta fotografia...
 
 
 
Professor Gabriel Gonçalves discursando.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fazendo das palavras de Amaro as suas palavras, o SSVSA faz, com este tópico criado pelo amigo Amaro Rocha, justíssima homenagem a tão ilustre figura da história lanhesense.
 
Ao Amaro, o abraço respeitoso e muito amigo do costume...
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário