quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Incrédulo!

Ao folhear a edição do jornal regional A Aurora do Lima, edição de 7 de Setembro passado, fiquei totalmente incrédulo, quer com a sua capa e a notícia que faz a sua manchete, quer com certos artigos publicados no seu interior, onde se faz um ataque mais que parcial e cerrado, àquela que foi a edição de este ano, da Romaria da Senhora da Agonia.
 
Vamos voltar no tempo, e lembro que ainda há poucos meses atrás (como continua a fazê-lo), a direcção deste periódico solicitava a divulgação junto dos seus assinantes (ainda surge no canto superior direito num rectângulo em fundo amarelo, uma explicação sobre a nova apresentação e algumas lamechices mais) para que pagassem a assinatura e angariassem mais assinantes, de modo a promover a continuidade de um serviço de informação regional e secular, histórico mesmo, isento, assim como imparcial e promovendo um incremento de qualidade, de modo a que o jornal continue a merecer a atenção de todos os que o lêem, e novos leitores venha a angariar. Confesso que fiquei tentado a solicitar uma assinatura anual e receber no conforto do meu lar, este histórico jornal da nossa cidade, que sempre gostei de folhear, ler, quer as crónicas de várias pessoas minhas conhecidas, quer pelos mais variados artigos de interesse nele publicados. Afinal, trata a vida da minha terra e das nossas gentes! Para mim, era uma espécie de referência em termos de jornalismo regional, até esta edição datada de 7 de Setembro.
 
Nesse dia 10, Segunda-feira, na minha hora destinada ao afagar do estômago e após o café da praxe, acendi calmamente o meu cigarro, dei uma vista de olhos pelos jornais disponíveis, o fumo saiu pela minha boca e deparei-me com este jornal aqui referido.
 
- Olha o "A Aurora do Lima", vou lê-lo...
 
Num ápice, à passagem dos meus olhos pelas letras e conjugando as palavras, senti-me incrédulo com o que o meu olhar via...transcrevo o título:
 
"Festa Brava dá vida à Romaria"
 
Contínuo a transcrever na integra:
 
"A tourada veio repor a velha tradição nas festas deste ano. Foi o avivar de uma memória que já tardava, em letargia há três anos a esta parte, descaracterizando a Romaria, que sempre teve uma tourada, pelo menos, nestas últimas décadas."
 
Tudo isto assistido por uma fotografia de extremo mau gosto, onde na tosca arena montada a preceito para torturar (lidar) animais, e que foi montada nas terras afectas à paisagem protegida da veiga da Areosa, um qualquer individuo vestido à Luis XV (não entendo) e a cavalo lida um toiro, observado por cerca de duas mil almas, que vieram do Alentejo (a grande maioria) para provocar o pacato povo vianense e verem animais a serem torturados (lidados)! Está-lhes no sangue, o gosto por sangue!
 
Na minha óptica e muito escandalosamente, o artigo onde se eleva o espírito da tourada que se realizou e toda a sua magnanimidade, assinados (ainda por cima) pela direcção deste jornal -director@auroradolima.com-, numa total mostra de parcialidade e falta de isenção, ou seja, contrário ao que a mesma direcção deste jornal insiste em afirmar, afirmando em editorial até, que nos idos anos de 1927 houve corridas com touros de morte (senhores estamos quase em 2027) entre outros exemplos, este jornal prestou um serviço fraco e demagógico ao realçar, ao invés, a grandeza das nossas festas, acontecimentos negativos, assim como (por exemplo) alguns elefantes brancos que ocorrem na cidade. Todos temos direito aos nossos gostos, eu bem sei, mas, daí até terem influência num artigo de jornal, não me poderei calar e deixar de referir que, este jornal, fez nesta edição, um péssimo serviço jornalistico, onde não são dadas nem escritas notícias, mas antes, opiniões, acerca de um número, que nem do cartaz da Romaria das Romarias fazia parte! Por mim, a direcção do jornal A Aurora do Lima, tem todo o direito em apreciar e gostar de touradas, não tem é o direito de tecer comentários acerca de uma não notícia, ou melhor, noticiar com comentários parciais e adjectivando um acontecimento dando a entender que com ele concorda, tomando partido de uma das partes envolvidas neste "caso", o claro lado oposto daquele que a grande maioria dos vianenses tomou como uma provocação e ao desejarem a sua não ocorrência!
 
Em outros vários artigos, alguns pequenos outros mais longos e com um final de mau tom redigido falando em urina, por favor esta romaria merecia outras palavras, são tecidas criticas ao cartaz da mesma, muitas delas infundadas e roçando o injusto, numa nova prova de parcialidade e falta de isenção totais...não li um único artigo referindo a grandiosidade destas festas, assim como tudo o que de belo e bem correu. Claro que na rubrica - cartas ao director- não faltava (publicada em parte) a carta do Presidente da CPS/PSD de Viana do Castelo, numa flagrante e sem escrúpulos (dada a grandiosa conflitualidade que este acontecimento gerou) manifestação de oportunismo político e populismo demagógico, ao afirmar que esta câmara municipal anda preocupada em gastar o dinheiro dos vianenses e contribuintes com touradas e tribunais em vez de o gastar no que realmente é importante, a resolver os problemas do município...face a isto o comentário (parcial) que me ocorre, quando me lembro dos tempos do PSD e da direita, aos comandos da edilidade vianense a resolver os problemas do município e de uma cidade parada no tempo em total marasmo é...Branco Morais!!!! Só para os mais esquecidos...
 
Tenham dó!
 
Por tudo isto e completamente atónito pelo mau jornalismo feito nesta edição do jornal A Aurora do Lima, é de minha consciência que jamais assinarei este periódico, como o pretendia fazer, assim como publicitarei junto de quem conheço e obrigatoriamente aqui no blogue, o péssimo serviço que este jornal veio fazer à cidade que serve, Viana do Castelo! Sim, porque, os jornais são postos ao serviço das gentes e das comunidades, e não ao serviço da opinião de alguns...poucos!
 
Se tudo em Viana do Castelo é tão mau como pintam nesta edição, podendo sê-lo e vir até a ser notícia (cada cabeça sua sentença), no meu entender, e estudei jornalismo, as notícias devem ser sempre redigidas com total isenção...o palhaço, por vezes, com vontade de chorar, quando entra no palco tem de rir para fazer com que o público sorria, assim trabalha o jornalista, mesmo que pró ou contra as touradas ou outro assunto qualquer, não tem de fazer da notícia um comentário pessoal, de opinião, e muito menos com total falta de isenção...
Salve-se nesta edição, o excelente artigo de opinião de José Veiga Torres - "A última tourada".
 
Não assinarei o jornal A Aurora do Lima, quer pelos ataques que fez à nossa cidade personificados na tourada e na Romaria da Senhora da Agonia, quer pela parcialidade na análise feita à provocação a este povo ordeiro e pacato que ocorreu nesse fim-de-semana para os lados da Areosa.
Este texto, chegar-lhes-á em mão, ou via email...
Como em tudo na vida, não tenho medo de nada e pugno sempre pela seriedade...péssimo trabalho meus senhores, feito num jornal o qual, já tinha admitido, ser leitor assíduo. Agora sempre que o ler, vou a priori com desconfiança...achando que conheço um dos motivos!

Esta edição foi redigida muito pró direita, analisando vários dos artigos publicados e pelo que leio nas entrelinhas, a esquerda, aos comandos da edilidade vianense, incomoda alguns há muito tempo e está fortemente a ser atacada! É agora ou nunca mais! Livrem-se de usar os jornais para esse fim...a isto não chamo jornalismo...a isto apelido de "bota-baixismo", ainda por cima provinciano! E sempre que o ache, denunciá-lo-ei!
Política, faz-se de provas dadas e não com palavras e intenções atiradas ao vento...nem passeando um grande, dispendioso e luxuoso automóvel, pelas ruas da cidade!
 
 
Mentira...a festa brava não veio dar vida nenhuma à Romaria nem do cartaz da festividade constou, apenas foi notícia por bons ou por maus motivos...quer se goste ou não, mas isso, o goste-se ou não, não interessa jornalisticamente falando!


Um incrédulo leitor, com o péssimo serviço prestado...

Sérgio Moreira.

 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário