terça-feira, 29 de maio de 2012

Peneireiro-vulgar...morto!

Já há algum tempo a esta parte vinha refenciando uma ave que tem um curioso modo de caçar as suas presas em campo aberto e à vista de todos, pairando com frenético bater de asas enquanto observa eventuais petiscos que se movam no chão; um Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).

Já a tinha visto em plena caçada no Parque Verde, mesmo junto à eira do milheiral, em fantásticos mergulhos capturando as suas presas mesmo que a poucos metros de altura do chão, assim como já a tinha visto  também noutros locais da veiga, nomeadamente junto à Ponte sobre o Lima e para as cercanias da ribeira da Silvareira.

Triste fiquei, quando ao observar à distância um estranho amontoado castanho-claro de nem sabia bem o quê e, ao chegar-me ao junto do mesmo, me apercebi que ali jazia o corpo inerte e retorcido de uma ave; era o peneireiro, pode até nem ser o mesmo que tenho visto, mas dada a coincidência do local onde tombou, leva-me a crer que de facto poderá ser a tal ave que tenho avistado tantas e tantas vezes, que muito frequentemente vinha caçar ali na zona do referido parque.


Em voo, pairando sobre os céus!


O típico pairar em busca de presas, desta vez a grande altura, embora já o tenha visto a ter o mesmo comportamento a escassos dois a três metros do chão!


Última fotografia, já cadáver! Uma pena!


Uma triste perda para a avifauna da veiga, que assim, sem este precioso exemplar, deste género de falcão muito comum e bem distribuído pelo território continental, vem ficar mais empobrecida. Espero que hajam mais a voar nos céus de Lanheses e claro, vou andar atento a este género de ave, que era e espero continue a ser, com a sua ocorrência, um dos grandes predadores da nossa veiga!

Curioso que dois dias depois, o corpo deste cadáver desapareceu do local, por ventura na boca de algum outro que se alimentou do mesmo; a natureza é mesmo assim, morrem uns para que outros continuem a senda da propagação da espécie.

É a lei da sobrevivência!




Sem comentários:

Enviar um comentário