domingo, 11 de setembro de 2011

EARTH CAM.

Há dez anos atrás estava confortávelmente instalado num sofá no bar do Café-Restaurante Monte da Madalena, Ponte do Lima (entretanto e infelizmente encerrado), a tomar um cafézinho acompanhado daquela, que anos mais tarde viria a ser a minha esposa e, um pouco atónito e estarrecido, via em directo pelos serviços noticiosos de televisão o drama e tragédia pelos quais os E.U.A. estavam a passar. Já dizia, ou aliás diz, o velho ditado que; "quem semeia ventos colhe tempestades" e foi precisamente isso que os americanos colheram com as suas políticas económicas e internacionais. Não estou, no entanto, a desculpar o acto bárbaro que meia dúzia de "analfabetos" e fanático-religiosos perpretaram contra pessoas inocentes, que nesse dia viviam mais um dia das suas anónimas vidas. Pelo contrário, condenei e condeno veemente! Há e sempre haverão outras formas de luta, para combatermos por aquilo que acreditamos mas, nunca, nunca pela violência! O mundo mudou nesse dia 11 de Setembro de 2001, já lá vão dez anos!

Esta introdução, alusiva ao dia que vivemos, serve de apresentação ao tema sobre o qual quero realmente falar. Para quem se interessa por estas coisas, e tem acesso à Internet, aconselho um site extremamente popular, visto mundialmente por milhões de pessoas e muito útil. Falo do site EARTHCAM.COM. Através de webcams (câmaras de vídeo digitais), ligadas em rede, podemos ver em directo (live) vários pontos do nosso globo; desde o Brasil até à Austrália, de Nova York até Lisboa, do Alaska até à Rússia. Hoje, poderemos ver em directo as cerimónias alusivas ao dia que vivemos e observar todas as movimentações dos cidadãos americanos, nessas mesmas comemorações.

Para quem não gosta de andar de avião, ou até por outros motivos  não se ausenta com frequência de Portugal, para conhecer o mundo, tem neste site um óptimo meio para viajar virtualmente no conforto do sofá caseiro e conhecer esse mesmo mundo. Confesso que uma das webcams, que mais gozo me dá visualizar é a que está colocada por cima da cabeça dos cidadãos anónimos que circulam pela Broadway (em inglês via grande ou larga), uma das principais artérias em Nova York, que atravessa a baixa de Manhattan em direcção ao Bronx. A outra, relacionada com este tema, é o conjunto de webcams, colocadas mesmo por cima do Ground Zero, onde se localizavam as infortúnias Torres do World Trade Center. Oferecem-nos imagens capazes de nos deixar no mínimo, boquiabertos!

Deixo o link de acesso ao site e...boas viagens...


Aos cerca de três mil e muitos americanos e emigrantes anónimos, que nesse dia laboravam no WTC em mais um dia das suas vidas e em virtude dos tristes acontecimentos vieram a falecer, deixo neste blogue palavra de homenagem e sentido pesar, por tal infortúnio!

Só por curiosidade e é por isto e outras coisas que o povo americano é um povo extremamente empreendedor; no local onde se situavam as Torres Gémeas e agora está o memorial ao 11 de Setembro, foram plantadas mais de 400 árvores...Haverá maneira mais original do que homenagear a perda de uma vida com o nascimento de uma nova vida, em forma de árvore? Até poderá haver, mas não conheço muitas mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário